CENTRO ESTRATÉGICO DE PREVENÇÃO E SOCORRO, LISBOA
2013
cliente · Câmara Municipal de Lisboa
colaboradores . A.AL arquitectos, Simão Botelho
rendering . 1825 empreiteiros digitais
O projecto prevê albergar a estrutura de Comando do RSB, e os seus meios de reserva,e o Departamento Municipal de Protecção Civil e Socorro (DMPCS). Além destes, mantém a Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e a Companhia de Intervenção Especial, em instalações novas ou a recuperar. É um programa de carácter essencialmente técnico, e é dessa forma que encaramos a abordagem ao projecto, privilegiando a operacionalidade, a eficiência e a segurança.
A proposta procura uma ocupação racional do lote e uma grande eficiência na distribuição funcional. Valorizando a ligação das diferentes cotas do lote e a relação dos novos edifícios com os existentes. O projecto organiza o programa em “tipologias” funcionais de forma a desconstruir a grande escala da área a edificar e a encontrar a maior eficiência na gestão e funcionamento do complexo.
O primeiro elemento que unifica toda a estrutura é a grande plataforma de suporte, que se estende em toda a área do projecto. É uma plataforma de cariz técnico muito operacional, com clara referência aos aeroportos, onde apenas pessoal técnico e máquinas podem operar. Apresenta-se assim como um grande plano que resolve as várias transições topográficas da parcela e permite uma grande flexibilidade e liberdade de utilização. Esta plataforma será conjugada com áreas verdes e plantação de árvores ao longo dos circuitos operacionais, criando áreas de lazer que terão continuidade com o parque urbano da Bela Vista.